30 de junho de 2021

Conheça as estratégias de marketing mais utilizadas do mercado hoje

Por Thesis

Aumentar as vendas de uma empresa é o constante desafio de todo empreendedor. As despesas precisam ser pagas e investimentos precisam ser feitos, por isso, as estratégias de marketing dessas empresas precisam estar muito bem definidas. 

Estratégias de marketing são, basicamente, formas diferentes de fazer um “ataque” em direção a um ou mais consumidores. No mundo empresarial você trabalha com a conquista das pessoas, ou seja, elas precisam identificar uma real necessidade em fazer uma compra.

Milhares de empresas no mundo todo buscam diversas janelas dentro do subconsciente de cada consumidor, principalmente para fazê-los se lembrarem delas no momento em que essas necessidades foram colocadas para fora. 

E isso pode ser feito de diferentes formas, com diversas estratégias. Por isso, o aumento de vendas de uma empresa está aliado não apenas a qualidade do produto, mas como ele é exposto para o consumidor.

A importância das estratégias de marketing

Seja a forma como disfarça seus erros ou enaltece suas qualidades, as estratégias de marketing estão lá para ajudar essas empresas a entenderem a mente das pessoas e conseguirem colocar dentro de suas cabeças que a empresa pode ajudá-los. 

Pense em uma mãe que leva uma criança de 5 anos para fazer a locação de tendas para eventos. No momento em que estão chegando até a loja, a criança observa uma grande rede de fast foods que ela viu no comercial do desenho antes de sair de casa.

O comercial mostrava pessoas felizes dentro do restaurante, que é iluminado com cores subjetivas para instigar alegria e fome. No fim do comercial, o xeque-mate, se os pais comprassem um lanche, a criança ganhava um brinde. 

Esse brinde não é nada mais do que o personagem mais famoso do desenho mais popular de cada época. O cenário está feito, a criança sem ao menos saber o nome da marca deseja comer o lanche e insistirá para que sua mãe o compre. 

O nome disso é marketing, e ele atua diretamente e constantemente em nossas vidas, sem que muitas vezes percebamos que ele está lá. É assim também na política e, acredite, até no momento em que um amigo tenta arrumar um encontro com outro colega desconhecido. 

É desta forma que ocorre com grandes empresas de fast food, Big Techs, Marketplaces, empresas de contabilidade e todo empreendimento existente no planeta. 

Quais são as estratégias de marketing existentes?

A questão que fica é: quais os tipos de estratégia de marketing devo usar? Essa é uma pergunta que será respondida ao longo do nosso artigo. Veja agora as principais estratégias de marketing que são mais utilizadas no mercado hoje: 

1 – Inbound marketing

O inbound marketing é uma das estratégias mais utilizadas por seu objetivo final: a conversão de clientes em potencial para a empresa. Existe um termo para referenciar pessoas que ainda não são clientes, mas que poderão se tornar um dia. 

Esses clientes são os chamados leads, e o Inbound Marketing é uma estratégia que tenta fazer com que pessoas que nunca viram a empresa se tornem consumidoras dos conteúdos disponibilizados pela empresa em sua esfera digital. 

A estratégia é composta por quatro etapas: atrair, converter, vender e analisar. Assim, o Inbound Marketing vai além da conversão e busca transformar esses leads em clientes, após eles passarem pelo chamado “funil de vendas”. 

Esse funil é basicamente um filtro que busca capacitar cada vez mais esses leads, ou seja, fazer com eles fiquem mais interessados pelos conteúdos disponibilizados, a ponto de acreditarem fielmente que o conteúdo vendido é algo único, que somente ele poderá ter. 

E é nesse momento, aproveitando-se desse sentimento, que a compra é realizada. Tudo isso passa por diversas ações de marketing que envolvem: 

  • Escrita de artigos;
  • Constância nas redes sociais;
  • Prêmios e conteúdos gratuitos;
  • Insistência em canais como e-mails. 

Importante reforçar que não estamos tratando de pintura de fachadas, mas do entendimento da mente humana. Nenhum produto se vende sozinho, é preciso que tenha qualidade ou no mínimo um preço acessível para conquistar o cliente. 

2 – Marketing de relacionamento

A frase: relacionamentos são complicados, se faz bem presente nessa estratégia, mas assim como uma amizade, namoro ou casamento, onde existe um apego sentimental pela pessoa, ocorre com o marketing de relacionamento. 

Já imaginou um cliente se sentir triste ao romper com uma marca? Isso ocorre com mais frequência do que imaginamos. Diversas empresas buscam criar um bom relacionamento com seus clientes por meio de ações que os conquistem.

Então, nesse caso, não existe mais a descaracterização de materiais e pessoas. O consumidor passa a ver seu produto ou serviço adquirido como algo pessoal e passará a defender com unhas e dentes a empresa que disponibilizou isso para ele.

É comum presenciarmos discussões de pessoas, onde o assunto se baseia em qual empresa é melhor que outra, isso ocorre pois o sentimento das pessoas está envolvido diretamente com o produto que foi conquistado.

Essas empresas ganham muito com esse tipo de ocorrido, pois estão no boca a boca das pessoas com frequência, o que acaba gerando publicidade gratuita. Outro fator do marketing de relacionamento é que ele converte clientes por longos anos e até gerações.

3 – Marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo, que pode ser dito também como marketing digital, busca por meio de ações constantes dentro da internet, conquistar clientes e leads. Praticamente toda a empresa que atua no ramo digital pratica o marketing de conteúdo, que é bem extenso.

Ele pode atuar em diferentes locais dentro da internet como:

  • Redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook e TikTok);
  • Sites e blogs corporativos, educativos ou informativos;
  • Vídeos para o Youtube ou exclusivos para clientes;
  • Webinars, Ebooks e PDFs exclusivos; 
  • Emails.

A gravação em aço dessa estratégia, ou seja, os objetivos finais dela, são muitos e passam desde o primeiro contato que a pessoa teve com a empresa até a sensação de que ele não pode perder a oportunidade de comprar o conteúdo exposto.

O marketing digital de conteúdo expõe ao cliente a uma série de publicações, vídeos e textos que reforçam a imagem da marca, então, com o tempo ele passará a identificar sozinho do que se trata e de onde vem aquele conteúdo que ele está consumindo.

No mundo digital, chamar a atenção dos consumidores é uma tarefa um tanto quanto complicada, imaginando o tanto de pessoas que estão ao mesmo tempo fazendo a mesma coisa. Por isso, a constância e a qualidade de tudo que for publicado são essenciais. 

Poucas são as pessoas que conseguem diariamente publicar conteúdo de qualidade em suas redes sociais, entretanto, isso se faz necessário para uma empresa que deseja estar sempre chamando a atenção para si. 

A empresa passa a ser mais vista dos mecanismos de pesquisa e conquista mais clientes orgânicos. Não há regra para os conteúdos, se você quiser mostrar como funciona uma empacotadora, tudo bem, desde de que isso gere reações nas pessoas.

4 – Marketing viral

O marketing viral é um dos mais legais a serem feitos, pois exige extrema criatividade. Então, se feito corretamente, pode conquistar um engajamento totalmente diferente de tudo que foi visto. 

Inclusive, é comum empresas que começam a ser conhecidas investirem em algo do estilo. O Marketing viral se trata de uma série de ações que tentam explorar a capacidade infinita de compartilhamento de conteúdos que as pessoas podem realizar graças à internet. 

Com as redes sociais, por exemplo, todo mundo já foi impactado por um tipo de propaganda que viralizou. Por exemplo, somente de ler a seguinte frase: “sabe de nada inocente”, muitas pessoas remetem a uma famosa propaganda de televisão. 

É uma estratégia barata, ou seja, somente com a terceirização de serviços informatica seria possível realizá-la sem mais problemas. O fator decisivo para isso é que elas são focadas em atingir especificamente o público-alvo da marca. 

O marketing viral busca com foco no meio digital conquistar uma série de compartilhamentos, utilizando ações criativas com potencial de ganhar o público e gerar engajamento na internet. 

5 – Endomarketing

Toda empresa antes de querer começar a fazer ações para o público externo precisa cuidar da sua própria imagem e semelhança. O endomarketing busca enfatizar dentro dos colaboradores de uma empresa a importância de entenderem a cultura seguida pela marca. 

Deste modo, fica muito mais fácil entender os motivos de fazer as demandas e incentivar com que os colaboradores trabalhem em prol da empresa, sabendo que estarão fazendo algo bom também para suas vidas profissionais. 

As ações do endomarketing são posters informando sobre novidades. Então, é importante atender a pedidos dos colaboradores, ouvir pessoas que estejam querendo mudar de setor, criar vídeos institucionais e dar palestras sobre a história da empresa.

Quando os líderes forem fazer a confecção de uniformes, os colaboradores terão orgulho de vê-los, graças às ações de endomarketing. Lembre-se, pessoas que trabalham motivadas produzem mais e entregam mais resultados. 

Conclusão

Essas foram as principais estratégias de marketing utilizadas do mercado hoje. Temos certeza que muitas delas se encaixam com a realidade da sua empresa, basta executar um planejamento completo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.