19 de novembro de 2021

10 dicas para aliviar a fadiga ocular com o uso do computador

Por Thesis

Com tantos de nós usando computadores no trabalho, o cansaço visual causado pelo uso do computador se tornou uma das principais condições relacionadas ao trabalho. Estudos mostram que a fadiga ocular e outros sintomas visuais incômodos ocorrem em 50 a 90% das pessoas que trabalham com computadores.

Esses problemas variam de fadiga física, diminuição da produtividade e aumento de erros no trabalho, até pequenos incômodos, como movimentos bruscos e involuntários dos olhos e olhos vermelhos .

Aqui estão 10 etapas fáceis que você pode seguir para reduzir o risco de cansaço visual e outros sintomas comuns da síndrome da visão computacional (CVS):

1. Faça um exame de vista completo.

Fazer um exame oftalmológico completo de rotina é a coisa mais importante para prevenir ou tratar problemas de visão relacionados ao computador, pesquisar por preço das lentes com grau pode ser a saída que você precisa para não usar óculos . Se você não fez um exame oftalmológico há mais de um ano, agende uma visita com o oftalmologista mais próximo.

De acordo com o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos Estados Unidos (NIOSH), os usuários de computador devem fazer um exame de vista antes de começar a trabalhar com computadores e uma vez por ano a partir de então.

Durante o exame, informe ao seu oftalmologista com que frequência você usa o computador no trabalho e em casa. Meça a distância que seus olhos estão da tela quando você se sentar em frente ao computador e use essa medida quando for fazer o exame para que seu oftalmologista possa testar sua visão a essa distância de trabalho específica.

2. Use iluminação adequada.

Em muitos casos, a fadiga ocular é causada por muita luz brilhante, seja da luz do sol entrando pela janela ou de uma luz muito forte da iluminação interna. Ao usar o computador, a iluminação ambiente deve ser cerca da metade do brilho normalmente encontrado na maioria dos escritórios.

Elimine a luz externa fechando cortinas ou persianas. Reduza a iluminação interna usando menos lâmpadas ou tubos fluorescentes, ou use lâmpadas e tubos de baixa intensidade. Se possível, posicione o monitor ou a tela do computador de forma que as janelas fiquem de lado, em vez de na frente ou atrás.

Muitos usuários de computador acham que seus olhos ficam melhores se puderem evitar o trabalho sob luzes fluorescentes no teto. Se possível, desligue as lâmpadas fluorescentes de teto e use lâmpadas de chão que fornecem luz incandescente ou lâmpadas halógenas que fornecem iluminação indireta.

Às vezes, mudar para uma luz fluorescente de espectro total (que está mais próximo do espectro da luz emitida pela luz solar) pode ser mais confortável do que as lâmpadas fluorescentes normais se você tiver que fazer um trabalho no computador. Mas mesmo uma luz de espectro completo pode causar desconforto se for muito brilhante. Tente reduzir o número de lâmpadas fluorescentes instaladas acima da área de trabalho onde está o computador se a iluminação ambiente do teto o incomodar.

3. Minimize a reflexão.

O reflexo nas paredes e nos acabamentos da superfície, bem como na tela do computador, também pode causar fadiga ocular causada pelo uso do computador. Considere a instalação de uma tela anti-reflexo no monitor e, se possível, pinte as paredes de um branco brilhante com uma cor mais escura com acabamento fosco.

Novamente, cubra as janelas. Quando a luz externa não pode ser reduzida, considere o uso de um para-sol.

Se você usa óculos, compre lentes com revestimento anti-reflexo (AR). O revestimento anti-reflexo reduz o brilho e minimiza a quantidade de luz refletida pelas superfícies frontal e traseira das lentes dos seus óculos.

4. Obtenha uma tela melhor.

Se ainda não o fez, substitua o monitor antigo de tubo de raios catódicos (CRT) por um monitor de cristal líquido (LCD) de tela plana, como os encontrados em notebooks.

Os ecrãs LCD são mais agradáveis ​​à vista e frequentemente têm uma superfície anti-reflexo. Monitores CRT mais antigos causam tremulação perceptível nas imagens, que é uma das principais causas do cansaço visual causado pelo uso do computador. Mesmo que essa cintilação seja imperceptível, ela ainda pode contribuir para a fadiga ocular e a fadiga durante o trabalho no computador.

As complicações devido à cintilação são ainda mais prováveis ​​se a taxa de atualização do monitor for inferior a 75 Hertz (Hz). Se você deve usar um monitor CRT no trabalho, ajuste as configurações de vídeo para a taxa de atualização máxima.

Ao escolher um novo monitor de tela plana, selecione um monitor com a maior resolução possível. A resolução está associada à distância entre os pontos na tela. Monitores com uma distância menor entre os pontos geralmente apresentam imagens mais nítidas. Escolha uma tela com espaçamento de pontos de 0,28 mm ou menos.

Cintilação não é um problema com telas de LCD, já que o brilho dos pixels na tela é controlado por uma luz de fundo que opera a 200 Hz.

Se você notar que a tela LCD tem uma taxa de atualização mais baixa (por exemplo, 60 Hz), não é motivo de preocupação, pois se refere à frequência com que uma nova imagem é recebida da placa de vídeo e não à frequência com que a imagem é recebida da placa de vídeo. que o brilho dos pixels da tela é atualizado e esta função não está associada ao cansaço visual.

Por último, escolha uma tela relativamente grande. Para um computador desktop, escolha um monitor que tenha uma tela diagonal de pelo menos 19 polegadas (48 cm).

5. Ajuste as configurações de vídeo do computador.

Ajustar as configurações da tela do computador pode ajudar a reduzir o cansaço visual e a fadiga. Em geral, esses ajustes são benéficos:

Brilho.

Ajuste o brilho da tela para que tenha aproximadamente o mesmo brilho da estação de trabalho ao seu redor. Como teste, observe o fundo branco nesta página da web. Se parecer uma fonte de luz, é muito brilhante. Se parecer fosco e cinza para você, pode ser muito escuro.

Tamanho e contraste do texto.

Ajuste o tamanho e o contraste do texto de acordo com sua conveniência, especialmente ao ler ou compor documentos longos. Normalmente, imprimir em preto sobre fundo branco é a melhor combinação para seu conforto.

Temperatura de cor. Este é um termo técnico usado para descrever o espectro de luz visível emitida por uma tela colorida. A luz azul é uma luz visível de comprimento de onda curto que está associada ao aumento da fadiga ocular em comparação com tons de comprimento de onda mais longo, como laranja e vermelho. Quando a temperatura da cor da tela é reduzida, a quantidade de luz azul emitida é reduzida para um conforto de visualização melhor e mais duradouro.

Para computadores que executam o sistema operacional Microsoft Windows, as configurações de vídeo podem ser controladas no Painel de Controle. Em um computador Apple, as configurações de vídeo são encontradas em Preferências do Sistema (na pasta Aplicativos no Finder ).

Em alguns casos, a temperatura da cor do monitor de um computador desktop é ajustada na mesma tela.

6. Pisque com mais frequência.

Piscar é muito importante ao trabalhar em frente à tela de um computador, pois umedece os olhos para evitar ressecamento e irritação.

Ao trabalhar com um computador, as pessoas piscam com menos frequência – cerca de um terço a menos – e muitas piscadas são parciais porque as pálpebras não fecham completamente, de acordo com estudos.

As lágrimas que revestem os olhos evaporam mais rapidamente durante as fases longas sem piscar, o que pode causar a síndrome do olho seco . Além disso, o ar em muitos ambientes de escritório é seco, o que aumenta a taxa de evaporação das lágrimas e coloca a pessoa em maior risco de problemas relacionados a olhos secos.

Se sentir sintomas de olhos secos, peça ao seu oftalmologista para usar lágrimas artificiais durante o dia.

É importante não confundir o colírio lubrificante com o colírio formulado para reduzir a vermelhidão nos olhos. Estes últimos fazem com que os olhos pareçam melhores, pois contêm ingredientes que reduzem o tamanho dos vasos sanguíneos na superfície dos olhos para clareá-los. Mas eles não são necessariamente formulados para reduzir a secura e a irritação.

Para diminuir o risco de olhos secos ao usar o computador, faça este exercício: A cada 20 minutos, pisque bem devagar 10 vezes fechando os olhos como se fosse dormir. Este exercício o ajudará a umedecer os olhos.

7. Exercite seus olhos.

Outra causa de cansaço visual causado pelo uso do computador é o esforço acomodativo. Para reduzir o risco de forçar os olhos ao se esforçar constantemente para manter o foco na tela, é aconselhável desviar o olhar do computador pelo menos a cada 20 minutos e olhar para um objeto distante (pelo menos 20 pés / 6 metros de distância ) por pelo menos 20 segundos. Alguns oftalmologistas chamam esse exercício de regra “20-20-20”. Ver à distância relaxa os músculos do olho responsáveis ​​por focar de perto para reduzir a fadiga.

Para aliviar o cansaço visual, use uma boa iluminação e sente-se a uma distância adequada da tela do computador.

Outro exercício é olhar para um objeto à distância por 10-15 segundos e então olhar algo de perto por 10-15 segundos. Em seguida, olhe para o objeto distante novamente. Repita 10 vezes.

Este exercício reduz o risco de um espasmo acomodativo, ou seja, prejudicar a capacidade dos olhos de relaxar a visão a distâncias após um trabalho prolongado no computador.

Esses dois exercícios reduzem o risco de cansaço visual causado pelo uso do computador. Além disso, lembre-se de piscar frequentemente durante os exercícios para reduzir o risco de problemas de olho seco relacionados ao computador.

8. Faça pausas frequentes.

Para reduzir o risco de síndrome da visão computacional e dores no pescoço, nas costas e nos ombros, faça pausas frequentes durante o dia de trabalho em frente ao computador.

Muitos trabalhadores fazem apenas duas pausas de 15 minutos longe do computador durante o dia de trabalho. De acordo com um estudo recente do NIOSH, o desconforto e a fadiga oculares foram significativamente reduzidos quando os trabalhadores fizeram quatro pausas curtas adicionais de 5 minutos ao longo de seu dia de trabalho.

E essas pausas extras não diminuíram a produtividade do trabalhador. A velocidade de entrada de dados foi significativamente mais rápida como resultado dos intervalos extras, de modo que o desempenho do trabalho foi mantido, embora os trabalhadores tivessem feito intervalos extras de 20 minutos por dia.

Durante as pausas do computador, é aconselhável levantar, mover e esticar os braços, pernas, costas, pescoço e ombros para reduzir a tensão muscular e a fadiga.

Procure um livro na livraria ou pergunte na sua academia local para sugestões de uma sequência rápida de exercícios que podem ser realizados durante os intervalos e após o trabalho para reduzir o estresse nos braços, pescoço, ombros e costas.

9. Modifique sua estação de trabalho.

Se você precisar alternar o olhar entre uma página impressa e a tela do computador, esta ação pode causar fadiga ocular. Coloque as páginas escritas em um suporte de documento próximo ao monitor.

Ilumine o suporte de documentos corretamente. Você pode usar uma luminária de mesa, mas certifique-se de que ela não brilhe nos seus olhos ou na tela do computador.

A postura incorreta ao trabalhar no computador também contribui para a síndrome da visão computacional. Ajuste sua estação de trabalho e cadeira para a altura correta.

Compre móveis ergonômicos para que você possa posicionar a tela do computador a uma distância de 51 a 61 cm (20 a 24 polegadas) de seus olhos. O centro da tela deve estar cerca de 10-15 graus abaixo dos olhos para que a cabeça e o pescoço fiquem em uma posição confortável.

10. Considere usar óculos de computador.

Para o melhor conforto ao trabalhar no computador, seria de grande benefício se você pedisse ao seu oftalmologista para modificar a prescrição de seus óculos para prescrever óculos de computador personalizados. O que é especialmente recomendado se você usar lentes de contato , que podem causar ressecamento e serem desconfortáveis ​​se você passar muito tempo trabalhando no computador.

Óculos de computador também são uma boa escolha se você usa lentes bifocais ou progressivas , porque essas lentes geralmente não são ideais para a distância da tela do computador. Além disso, você pode considerar o uso de lentes fotocromáticas ou lentes com um tom claro ou, para óculos de computador, para reduzir a exposição à luz azul potencialmente prejudicial emitida por dispositivos digitais. Para obter mais detalhes, pergunte ao seu oftalmologista.

Os usuários de lentes de contato têm mais problemas relacionados à síndrome da visão computacional?

Como muitos usuários de computador usam lentes de contato, pesquisadores na Espanha revisaram estudos publicados para ver se o uso de lentes de contato aumenta o risco de problemas relacionados à síndrome da visão computacional ou se elas pioram.

Os pesquisadores encontraram 114 estudos escritos em inglês ou espanhol, publicados entre 2003 e 2013, que se referem tanto a lentes de contato quanto ao uso de computador. Eles escolheram seis estudos para a análise final.

Todos os seis revelaram que os usuários de lentes de contato eram mais propensos a ter sintomas da síndrome da visão computacional do que as pessoas que usavam apenas óculos ou não precisavam de lentes corretivas. A prevalência de sintomas variou de 17% a 95% entre os usuários de lentes de contato e de 10% a 58% entre os não usuários. Além disso, os usuários de lentes de contato tinham quatro vezes mais probabilidade de ter olhos secos, durante ou após o uso do computador, em comparação com os não usuários.

O uso de lentes de contato de hidrogel de silicone foi associado a maior conforto em comparação com lentes de contato regulares entre usuários de computador.

Os autores do estudo concluíram que, ao usar o computador, os usuários de lentes de contato sentem mais desconforto ocular e distúrbios visuais do que os não usuários. Mas eles também afirmaram que devido ao pequeno número de estudos incluídos em suas análises e à natureza inconclusiva de alguns resultados, mais pesquisas são necessárias para determinar o melhor tipo de lentes de contato para usuários de computador e como as lentes devem ser usadas.