Nokia Siemens Networks foi a fornecedora da primeira rede LTE no Chile
A Claro Chile, subsidiária do grupo América Móvil, tornou-se a primeira operadora a comercializar os serviços de LTE (Long Term Evolution) no Chile. Como sua única fornecedora, a Nokia Siemens Networks proveu a rede e os serviços de rádio e core para a nova rede 4G da operadora. Com essa nova rede, os clientes da Claro Chile em breve terão acesso a uma série de serviços avançados.
Nos termos do contrato, a Nokia Siemens Networks se dispõe a fornecer uma rede LTE de acesso via rádio por meio da estação de base Flexi Multiradio 10. A estação é uma Single RAN (radio access network) para GSM, 3G e LTE. Ela possibilita a fácil atualização, com baixo custo, para LTE, utilizando o sistema de gerenciamento NetAct para garantir configuração consolidada, monitoramento e otimização da rede de rádio e do core da Claro Chile, incluindo automação iSON. Para completar a rede LTE, a empresa também implantou seu Evolved Packet Core (EPC) que auxilia a operadora a lidar com o aumento do tráfego de dados em sua rede.
Para a Claro Chile, os serviços oferecidos são de planejamento e otimização de rede, bem como serviços operacionais para alinhamento de processos, suporte e engenharia. Com essa ajuda, a implementação de LTE na operadora foi realizada em tempo recorde, de acordo com as regras estabelecidas pela Subtel, a agência reguladora chilena. O contrato também incluiu suporte à hardware e serviços de desenvolvimento de competências.
“Esse acordo testemunha a excelente relação que temos com a Claro Chile desde 2005”, disse Raúl Romero, diretor da equipe de Negócios da Nokia Siemens Networks com a América Móvil. “Estamos orgulhosos de estar associados a esse projeto tão importante e que marca a estreia dos serviços 4G no Chile: um marco de realização em um dos mercados de comunicações mais avançados da América Latina.”
Depois de ter lançado os alicerces dessa iniciativa com testes conjuntos de LTE em novembro de 2012, a Nokia Siemens Networks e a Claro Chile realizaram a primeira chamada 4G-LTE na rede da operadora em março deste ano. Este feito deu início a uma importante introdução formal para a comercialização dos serviços de LTE no país.