Como manter o controle financeiro do seu negócio
Tenha um bom controle financeiro A gestão empresarial é uma das práticas de gestão de sucesso que pode impulsionar as finanças do seu negócio.
Neste post mostraremos 4 dicas para manter o controle financeiro do seu negócio e como isso pode ser benéfico para o seu negócio como um todo, já que uma boa saúde financeira é o melhor indicador que seu negócio pode ter!
Use o fluxo de caixa
Usando uma planilha – para pequenas empresas – ou um bom software de gestão – em organizações de médio e grande porte – implemente e comece a usar o fluxo de caixa. Ele irá apresentar, de forma organizada e lógica, os valores de recursos disponíveis que você tem em um determinado momento.

Confira seis erros de gestão financeira cometidos por empresas sem software ERP
A operação do fluxo de caixa é muito eficaz e simples. Consiste em separar os valores iniciais de caixa e outros valores disponíveis, como é o caso dos valores em conta corrente, somar os ingressos de recursos que normalmente são representados por recebimentos de clientes, e na coluna das saídas inserir os valores referentes a pagamentos, como os feitos a funcionários, fornecedores e outras contas.
Conheça seus custos e defina seu preço de venda
Conhecer todos os custos envolvidos com o seu produto ou serviço é necessário para que você possa definir corretamente o seu preço de venda. Portanto, acompanhe o processo de produção ou a prestação dos serviços que você oferece e fique por dentro de cada detalhe. Você pode usar seu software de gerenciamento para saber com mais precisão quais valores foram gastos para vender algo ou fornecer um serviço.
Com isso, você saberá quais são os produtos ou serviços que têm custo maior ou menor ou os que deveriam ter algum aumento ou diminuição no preço. Com esse conhecimento, também é possível traçar estratégias como diferentes mix de produtos ou serviços, descontos e promoções.
Integre seus departamentos e não perca mais
É comum que algumas empresas tenham problemas de caixa ou produtos que fiquem estagnados por não possuírem gestão financeira que integre todos os departamentos. Portanto, invista em uma boa solução para o seu negócio, procurando aquelas que podem ser otimizadas para suas necessidades e fornecer o máximo de informações de que você precisa para administrar seu negócio.

A integração é cada vez mais necessária, pois é preciso acompanhar desde o processo de compra até a requisição da matéria-prima de seu estoque, passando pela venda do produto ou serviço e outras etapas como recebimentos e pagamentos, ou seja, todo o ciclo operacional e suporte financeiro da sua empresa.
Invista em inadimplência
Nunca deixe as contas atrasadas porque, além de gerar multas e juros que podem prejudicar suas finanças, ainda podem influenciar negativamente o seu relacionamento com seu fornecedor. O mesmo vale para os seus clientes: fique de olho no andamento dos recebimentos e no menor atraso, entre em contato conosco para saber o que aconteceu e tente negociar o recebimento de forma amigável. Além disso, invista nos clientes de boa reputação, oferecendo melhores condições e condições de pagamento.
Neste post você viu que o controle financeiro corporativo deve ser uma de suas práticas de gestão e que para mantê-lo é necessário o uso de ferramentas financeiras como fluxo de caixa e bons softwares de gestão.
Aprenda 3 etapas para construir um planejamento financeiro de sucesso
Não se esqueça de conhecer profundamente seu produto ou serviço para definir bem o preço de venda e, consequentemente, seu lucro. Invista também no comprometimento com seus fornecedores e clientes, que podem fazer a diferença em suas finanças.