sacola kraft personalizada
12 de março de 2021

Como as embalagens para e-commerce estão se tornando um investimento muito importante para as empresas

Por Thesis

Mais que uma caixa. Quando se trata de compras online, a embalagem é realmente mais do que apenas uma caixa de papelão. É provável que você tenha entrado em contato com alguma forma de embalagem de comércio eletrônico nos últimos 12 meses.

Pode ser que você tenha recebido um pedido de uma loja online na última semana. É muito provável que você tenha recebido uma entrega no mesmo dia em que está lendo isto.

E você não está sozinho.

As vendas de comércio eletrônico em todo o mundo aumentaram 13% em 2017 em relação ao ano anterior. No Brasil, que é um dos maiores mercados de comércio eletrônico, 51% dos consumidores agora preferem fazer compras online, sendo que 80% já fizeram compras online nos últimos 30 dias.

O papel crucial que a embalagem desempenha no comércio eletrônico

Todo mundo ri muito quando há outras histórias nos jornais sobre como a Amazon (ou outro grande varejista online) enviou um produto minúsculo em uma caixa grande demais, a mesma coisa com as sacolas, não adianta ter uma sacola kraft personalizada grande e colocar um produto minúsculo dentro, é necessário ter a noção sobre o que o cliente vai achar ao receber seu produto.

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Além disso, a maioria das pessoas tem alguma experiência com embalagens que chegam parecendo danificadas e machucadas ou, pior ainda, com o próprio produto danificado.

Embora esses exemplos sejam divertidos e irritantes na mesma medida, na grande maioria das vezes os pedidos online são entregues com sucesso. Para muitos, e dependendo da natureza da compra, o entusiasmo (ou falta) ao receber o pedido significa que a embalagem enviada é amplamente ignorada.

No entanto, isso pode levar os vendedores de comércio eletrônico a negligenciar uma oportunidade em potencial.

Uma embalagem de comércio eletrônico bem-sucedida e bem planejada pode ter um grande impacto no sucesso de seu negócio. Pode ajudar a minimizar o volume (e custo) das devoluções. Pode ajudar na fidelidade do cliente. Isso pode levar sua marca para mais pessoas.

Pode até terminar com a sua embalagem obtendo milhares de  visualizações no YouTube em um “vídeo de unboxing”.

Portanto, embora a embalagem precise cumprir suas tarefas principais, levar seus produtos aos clientes com segurança e com a melhor relação custo-benefício possível, há uma série de benefícios adicionais que podem ser aproveitados se você souber como.

A importância da embalagem de comércio eletrônico

A importância do comércio eletrônico é destacada de forma bastante nítida em uma série de fatos e números obtidos em vários estudos e pesquisas conduzidos nos últimos anos.

Com a explosão do comércio eletrônico, mais atenção tem sido dada às embalagens por empresas online experientes, o que resultou nas seguintes descobertas.

1: Os consumidores geralmente formam sua impressão de uma marca (e de muitas outras coisas) em 7 segundos. Então, é muito difícil mudar.

2: A pesquisa mostrou que muitos consumidores consideram a embalagem de um produto quase tão importante quanto a própria marca.

3: Também foi relatado que os vendedores / empresas online que prestam a devida atenção às suas embalagens relatam, em média, um aumento de 30% no interesse do consumidor.

4: Aproximadamente 90% de todos os produtos no Brasil são enviados em embalagens de papelão de alguma descrição.

5: Um tempo de envio lento – que pode ser influenciado por processos de embalagem que são muito lentos – impedirá aproximadamente 40% dos consumidores de fazer uma compra.

6: Por outro lado, se você puder absorver o custo do frete e da própria embalagem para oferecer entrega gratuita, é provável que o valor médio do pedido do cliente seja 30% maior.

7: Cerca de 52% dos compradores online que recebem seus pedidos em embalagens personalizadas dizem que têm mais probabilidade de retornar à mesma empresa para pedidos futuros.

Então, o que isso significa para sua embalagem de comércio eletrônico?

Contagem de primeiras impressões

Conforme destacado acima, as pessoas geralmente terão uma primeira impressão de algo ou alguém em 7 segundos. A mesma coisa acontecerá com os pedidos de comércio eletrônico que você envia aos clientes.

Obviamente, o indivíduo terá olhado sua loja online, feito pesquisas e decidido fazer um pedido com você. Mas qual é a primeira interação física que eles terão com sua empresa?

Sua embalagem

A embalagem é (quase) igual à marca. Estudos mostraram que quase muitas pessoas acham que a embalagem em si é tão importante quanto a marca da qual compram.

No entanto, pode-se argumentar que é um pouco engenhoso.

Sua  embalagem de comércio eletrônico deve ser uma extensão de sua marca. Deve desempenhar um papel fundamental em transmitir o que são seus negócios e produtos, e como eles podem fazer seus clientes se sentirem.

Veja a Apple como um bom exemplo. Todos os seus produtos, de iPods a seus Mac Books de última geração, são efetivamente produtos de luxo e de última geração. E se você já comprou um dos seus aparelhos, saberá que a embalagem é de igual qualidade, sendo resistente e esteticamente muito bonita.

Por aí vemos a importância de uma embalagem de loja online, e os benefícios que ela pode trazer com um investimento bem feito.