As 5 principais ferramentas de marketing digital para empresas
Quando se trata de marketing digital, poucas coisas são tão importantes quanto as ferramentas das quais os profissionais de marketing digital contam, para realizar os trabalhos para as empresas. Isso inclui tudo, desde plataformas de mídia social como Facebook e Instagram a ferramentas analíticas como o Google Analytics.
Permitindo que os profissionais de marketing criem, testem e avaliem o desempenho de suas campanhas, as ferramentas de marketing digital 2021 garantem que os profissionais de marketing possam lançar e testar campanhas de forma rápida e eficaz para as empresas.
Aqui estão as cinco ferramentas comuns de marketing digital que toda empresa deve utilizar.
Plataformas de mídia social
Uma parte comum de qualquer estratégia de marketing integrada, as plataformas de mídia social como Facebook, Instagram e Snapchat são uma ótima maneira para os profissionais de marketing se envolverem com seu público e gerar buzz em torno de sua marca.

Isso inclui o Facebook Ads Manager, que permite aos profissionais de marketing veicular anúncios e rastrear o desempenho dos anúncios. Como um bônus adicional, ferramentas de gerenciamento de mídia social como Buffer e Hootsuite também se integram bem com essas plataformas, tornando mais fácil agendar publicações sociais e medir o envolvimento.
Ferramentas de design
Outra parte importante do marketing digital é o design, especialmente comum quando se trata de criar anúncios e conteúdo, como postagens em mídias sociais e blogs.
Como o marketing digital é um campo pesado de design, fazê-lo de forma eficaz não seria possível sem ferramentas de design como Canva e Photoshop, programas que permitem que aqueles sem extensas habilidades de design gráfico adicione imagens dinâmicas ao seu conteúdo.
Ferramentas analíticas
Outro conjunto de ferramentas úteis para profissionais de marketing digital são ferramentas analíticas. Isso inclui tudo, desde o Google Analytics (projetado para rastrear estatísticas de tráfego da web para um determinado site) até ferramentas de análise de mídia social como o Facebook Insights e o Twitter Analytics, que fornecem métricas relacionadas ao engajamento e ajudam os profissionais de marketing a otimizar suas campanhas.
Para medir estatísticas no back-end de um site (particularmente relacionadas a conversões, vendas e dados demográficos do usuário), também existem ferramentas como o Periscope que rastreia os dados do usuário, pesquisas do site e métricas de conversão.
Ferramentas de marketing de conteúdo
Para profissionais de marketing que estão mais focados em marketing de conteúdo, ferramentas para esse caso são uma grande ajuda quando se trata de criação e curadoria de conteúdo. Eles podem ajudar os profissionais de marketing a identificar oportunidades de conteúdo e criar postagens envolventes em blogs e mídias sociais que irão ressoar com seu público.

E como o Buffer também oferece a capacidade de ver o que os fãs estão falando nas redes sociais, é quase garantido que esse conteúdo tenha impacto e gere atenção para um evento ou notícia específica.
Ferramentas de marketing por e-mail
O conjunto final de ferramentas de um profissional de marketing digital são as ferramentas de marketing por email. Isso ajuda os profissionais de marketing a criar campanhas de e-mail que amplificam seu conteúdo e incentivam seus usuários a se envolverem mais com sua marca, realizando etapas adicionais, como inscrever-se em eventos e comprar produtos.
As ferramentas comuns de marketing por email incluem plataformas de marketing por email como MailChimp e Iterable, que permitem que os profissionais de marketing criem listas de email e automatizem suas campanhas de email. Essas plataformas também fornecem análises para todas as campanhas de e-mail, tornando o teste e a otimização rápidos e fáceis.
Trabalhar em marketing digital envolve uma combinação única de paixão, estratégia e conhecimento de mídia. Para maximizar o impacto das suas várias campanhas, é importante ter as melhores ferramentas à sua disposição.