Como usar as redes sociais para alavancar as suas vendas?
Desde o seu surgimento até os dias de hoje, as redes sociais passaram por diversas mudanças. Se a princípio elas eram mais voltadas para interações entre pessoas, agora também são canais importantes para compra e venda de produtos.
Segundo a pesquisa de 2019 da GlobalWebIndex, o Brasil é o segundo país do mundo em uso diário de internet, sendo 225 minutos por dia ou quase 4 horas diárias.
Diante de dados como esses, as empresas têm muito a ganhar ao investir nas redes sociais.
Portanto, lendo esse texto você vai descobrir como alavancar suas vendas com as redes sociais. Prossiga para mais sobre as principais redes e dicas para capitalizá-las.
As principais redes sociais
Existe um grande número de redes sociais com diferentes funcionalidades. Neste tópico, nós vamos nos atentar às mais famosas.
A escolha de qual rede social usar depende de fatores como:
- Hábitos da sua base de clientes;
- Funcionalidades das redes;
- Orçamento da empresa;
- Serventia das estratégias de marketing.
Sendo assim, leia a seguir mais informações sobre as 3 mais conhecidas e acessadas atualmente.
O famoso Facebook
Essa rede, chamada Facebook, é a mais popular dentre as outras, no mundo. Seu índice de usuários passa de 2 bilhões, sendo esse número de pessoas ativas ao redor do planeta.
Por isso, ele é um canal essencial para estratégias de marketing.
O Facebook permite que empresas divulguem conteúdos de relevância para seus contatos, concretizem vendas e façam o atendimento ao consumidor.
É possível tanto anunciar produtos pelo marketplace da plataforma, quanto criar uma fanpage da empresa e postar os links relacionados a ela na linha do tempo dos seguidores.
Existem também ferramentas que otimizam processos, como é o caso do Facebook Ads, o programador de anúncios do Facebook.
O favorito Instagram
Essa rede tem o foco no conteúdo audiovisual, no Instagram as empresas podem engajar a audiência por meio de fotos, vídeos e lives, fazendo dele uma ferramenta.
Por ser mais dinâmico, o Instagram privilegia a comunicação em tempo real. Essa é uma vantagem importante para empresas que desejam aprimorar a comunicação com os clientes.
Portanto, use essa rede para aplicar o marketing de conteúdo da sua empresa, respondendo a todas as interações que conseguir e promovendo lives para aproximar a marca e o público.
O badalado Twitter
De modo semelhante ao Instagram, o Twitter se baseia na instantaneidade: cada tweet pode ter apenas 280 caracteres.
Também é possível veicular fotos, vídeos e links externos, o que faz desta plataforma um prato cheio para construir um canal de comunicação transparente com os clientes.
O Twitter Ads, ferramenta de segmentação de anúncios do Twitter, oferece várias possibilidades de anunciar nesta rede.
Aumentando suas vendas nas redes sociais
Analise quais são as redes sociais mais interessantes para o seu negócio. Depois, atente-se às dicas a seguir para maximizar seus resultados.
Sendo assim, esses tópicos dizem respeito às redes sociais, em geral.
Elabore conteúdos
Uma das táticas mais relevantes e também de conhecimento geral do inbound marketing é o requisitado marketing de conteúdo.
Em linhas gerais, consiste em alimentar o site e as redes da empresa com conteúdos relevantes.
O foco é criar conteúdos que atendam às necessidades dos clientes. Ao mesmo tempo, relacioná-los com produtos ou serviços que estejam sendo promovidos.
Portanto, procure atualizar suas redes com frequência e acompanhar as reações dos leitores.
Despenda tempo em sua identidade visual
Quanto mais personalizada for a identidade visual da sua marca, mais ela atrairá consumidores em potencial.
A ideia é que as pessoas guardem seu logotipo na memória para que a marca seja facilmente identificável ao longo do tempo.
Isso também diz respeito ao design do site, portanto, invista em layouts agradáveis que sejam de fácil navegação.
Faça a gestão das mídias
Posicionar-se em diferentes redes sociais exige um controle centralizado de todas as ações e interações.
Use ferramentas voltadas para a gestão de mídias, tais como SocialOomph e Hootsuite.
Com elas, sua equipe pode monitorar todas as menções à empresa, além de agendar postagens e responder dúvidas.
Automatize esse processo para evitar falhas humanas e outros percalços que podem ser facilmente corrigidos com uma gestão forte.
Forme grupos
O Facebook tem uma infinidade de grupos de pessoas que são formados de acordo com interesses em comum.
Esteja atento ao comportamento dos seus clientes nas redes. Entrar em um desses grupos ou até mesmo formar um voltado para a sua empresa é uma medida interessante para isso.
Um grupo destinado exclusivamente para seus consumidores garante que o conteúdo da marca chegue diretamente a todos eles.
Além disso, é possível adotar uma linguagem personalizada para mostrar às pessoas que elas estão recebendo conteúdos exclusivos.
Essa diferenciação é uma peça-chave para fidelizar clientes. Sendo assim, você tem as informações que precisa para trabalhar sua marca nas redes sociais, e debater ideias com a sua equipe.