Como as principais marcas projetam experiências memoráveis de desembalagem para encantar seus clientes
O mercado de produtos de comércio eletrônico mudou drasticamente na última década. A demanda por soluções de embalagem de produtos para lidar com transporte e logística, bem como para criar um ponto de contato único com o cliente, cresceu muito.
Para empresas de comércio eletrônico, embalagens e atendimento representam o ponto de contato e conexão mais direto com um cliente. Também é uma das oportunidades de marketing mais subutilizadas.
A embalagem surgiu da necessidade de proteger os produtos durante o processo de envio, mas focar exclusivamente na função significa que você pode estar negligenciando o impacto potencial de marketing de sua embalagem, mesmo que a sua empresa faça a produção de embalagem para café, é necessário dar total atenção para esse quesito.
Embalagem de produto refere-se a todas as atividades relacionadas ao projeto, avaliação e produção de um contêiner para seus produtos. Muitos varejistas online criam uma experiência de embalagem com a marca para encantar os clientes e aumentar a lucratividade.
No total, uma experiência de embalagem de marca é uma seleção cuidadosa de materiais de remessa e embalagem, além da maneira que você escolhe para apresentar seus produtos enviados. Seu objetivo é fornecer valor adicional para seu cliente e sua empresa, criando uma primeira impressão positiva de sua marca – dê preferência, uma que seja memorável e compartilhável.
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Importância da embalagem do produto
Os varejistas online têm menos pontos de contato para oferecer prazer em comparação com o varejo físico. A vantagem da eficiência das compras online pode vir às custas da experiência tátil e prática com um produto antes de fazer uma compra. É por isso que é importante prestar atenção especial aos pontos de contato que você tem disponíveis para criar uma experiência de marca memorável para os clientes e se diferenciar dos concorrentes.
Uma pesquisa recente da Dotcom Distribution descobriu que 40% dos consumidores tendem a fazer compras repetidas de um comerciante online com embalagens premium. O mesmo estudo também descobriu que a embalagem premium faz com que a marca pareça mais sofisticada, além de criar antecipação para a entrega.
A embalagem se tornou uma extensão de sua marca para varejistas online. Veja a Apple, por exemplo. A marca é conhecida por produtos sofisticados, brilhantes e refinados, assim como a embalagem que está enviando. Embora nem todas as empresas tenham o orçamento da Apple, você pode incorporar maneiras diferentes e menos dispendiosas de encantar os clientes em cada estágio da jornada.
Seed , um varejista direto ao consumidor que vende suplementos probióticos, usa embalagens simples, mas deliciosas, feitas de cogumelos que se dissolvem na água – um toque excelente para seu público-alvo de compradores ecologicamente corretos.
Embalagem de comércio eletrônico sustentáveis
Fundamentalmente, as pessoas gostam de compartilhar ótimas experiências que tiveram. Pesquise por “unboxing” no Google e você encontrará inúmeras postagens de blogs, imagens e vídeos. Muitos desses conteúdos foram criados por clientes, ajudando ainda mais no lançamento de uma marca e divulgando seu nome para mais pessoas.
Construir uma marca em crescimento e de longo prazo significa trazer clientes de volta uma e outra vez. Clientes recorrentes gastarão mais com seu negócio, e investir na retenção e na fidelidade do cliente pode tirá-lo da esteira de aquisições, onde você está sempre tentando encontrar novos clientes.
Tipos de embalagem de produto
Antes de enviar seus produtos, você precisará embalá-los para um transporte seguro. Existem algumas opções comuns para embalagens voltadas para o utilitário:
- Caixas de papelão ondulado
- Malas-diretas acolchoadas
- Bolsas e envelopes
Embalagem de produto personalizada
A menos que você esteja enviando um item muito pequeno ou ultra durável, a maioria dos produtos exigirá algum tipo e tamanho de caixa para proteger o pedido para transporte seguro, bem como alguma forma de enchimento ou acolchoamento do produto.