4 de outubro de 2021

Como criar valor em seu comércio eletrônico no Brasil com uma experiência de embalagem

Por Thesis

No branding, o desafio é pegar o que poderia ser um ponto de contato meramente funcional e torná-lo agradável. E pode não haver ponto de contato mais negligenciado do que a experiência de embalagem da marca da sua empresa de comércio eletrônico.

Envie presentes, não pacotes

Pense na emoção que simplesmente receber um pacote pelo correio cria. Agora imagine aumentar drasticamente essa emoção. E se abrir uma caixa pudesse ser mais parecido com desembrulhar um presente de Natal especialmente artístico?

Este serviço de moda masculina combina compradores com estilistas pessoais, então eles precisam manter uma sensação sofisticada e sob medida em cada estágio da jornada do consumidor. Quando chega um pedido, ele chega em uma caixa feita para parecer um baú antigo, completo com uma alça. Parece algo incrível.

Por que criar experiências de embalagem de marca

Invista mais na experiência de embalagem da marca da sua empresa de comércio eletrônico, como uma embalagem para café por exemplo, se esse for seu carro chefe e você terá um motivo real para esperar novos negócios e recomendações.

Em uma pesquisa recente, o coordenador de logística de comércio eletrônico Dotcom Distribution descobriu algumas descobertas reveladoras:

  • 52% dos consumidores online dizem que têm mais probabilidade de fazer compras repetidas de uma marca que entrega pedidos em embalagens premium
  • 71% dos consumidores online dizem que esperam embalagens de maior qualidade ao encomendar produtos caros online
  • 83% dos consumidores online dizem que provavelmente compartilharão uma imagem de embalagem de alta qualidade nas mídias sociais
  • Usar seus pontos de contato para criar momentos inesperados de deleite para seus clientes estimula a lealdade, a satisfação e o compartilhamento. Além disso, como um negócio de e-commerce, você tem menos pontos de contato do que as empresas tradicionais, então você precisa fazer com que cada um conte. E os dados são claros: a experiência da embalagem da marca é algo que você não deve ignorar.

Como criar embalagens de marca para e-commerce

Na verdade, cada componente usado em sua embalagem de e-commerce pode ser uma oportunidade de gerar encantos e criar memórias. Mas aqui estão algumas idéias para começar:

Box  – Este é, obviamente, o ponto de partida lógico. Como você pode criar uma caixa que seja funcional para seu produto, mas também expresse sua experiência de marca de uma forma inesperada? Considere a forma, o material e os recursos visuais.

Observações – Existe alguma oportunidade de enviar uma mensagem – talvez uma mensagem personalizada – para o seu cliente?

Lenço de papel  – O papel de seda impresso personalizado é uma ótima maneira de criar uma sensação de alta qualidade e aumentar a experiência de desembalagem.

Preencher  – Existem opções mais criativas e ecológicas do que plástico bolha e amendoim de isopor atualmente. Experimente amendoim em forma de estrela de amido de milho.

Rótulos – os  rótulos são mais uma oportunidade para o alinhamento de marcas de arregalar os olhos. Pense sobre onde seus rótulos são colocados e se você pode construir camadas de elementos visuais interativos.

Fita – Imprima seu logotipo na fita ou explore outras maneiras visualmente impressionantes de enfeitar essa parte normalmente utilitária de sua embalagem.

E isso é só o começo! Você pode projetar e fabricar cada um dos componentes da embalagem da marca de uma empresa de comércio eletrônico, temos mais ideias de onde elas vieram.

Satisfação, lealdade e compartilhamento. Três grandes motivos para investir na experiência de embalagem da marca da sua empresa de comércio eletrônico. Lembre-se: envie presentes, não pacotes .