12 de abril de 2022

Formas de diminuir o custo com o ar-condicionado

Por Thesis

Um ar-condicionado, seja em casa, na empresa ou até em um estabelecimento comercial, é quase fundamental devido às altas temperaturas do Brasil. Dessa forma, há mais conforto climático em ambientes fechados para todas as pessoas. 

Um ar-condicionado ainda tem a vantagem de não fazer barulho e ter sua temperatura regulada. Porém, ter um ar-condicionado não significa apenas vantagens.

É preciso alguns cuidados na hora de usar o aparelho, ainda mais pelo seu consumo excessivo de energia. A solução mais certeira é investir em um sistema de energia solar para sua casa ou empresa. Um sistema de energia solar faz a captação dos raios solares e gera energia elétrica o suficiente não apenas para seu ar-condicionado, mas também para todos os outros aparelhos, até as lâmpadas.

Dessa forma, é possível reduzir sua conta de luz em até 95% mensalmente. Além disso, um sistema de energia solar tem a durabilidade de até 25 anos, exige pouca manutenção e você terá o retorno do investimento em 3 ou 5 anos.

Para saber o preço de um painel fotovoltaico ou um sistema inteiro de luz solar, faça uma pesquisa na internet para encontrar uma empresa com a melhor solução para você.  

No verão, o uso do ar-condicionado é elevado. Por isso, sua conta de luz pode sofrer um aumento brusco. Para evitar levar um susto ao receber sua conta de energia elétrica, entenda algumas formas de diminuir o custo com o ar-condicionado.

1. Não desligue o ar-condicionado se for se ausentar por pouco tempo

Não vale a pena desligar o ar-condicionado se você for se ausentar por pouco tempo. Isso porque o esforço que o ar-condicionado fará para desligar, ligar novamente e resfriar o ambiente de novo consumirá mais energia do que deixá-lo ligado em sua ausência.

No entanto, de um dia para o outro, o ideal é desligar o equipamento. Mas se o seu período de ausência for por uma ou poucas horas, o recomendado é deixá-lo ligado.

2. Compre um ar-condicionado adequado para o ambiente

Você pode começar a economizar antes de comprar um ar-condicionado. Você precisa saber a quantidade de BTUS necessárias ao espaço em que ficará o equipamento.

Apenas com essa medida, o ar-condicionado poderá funcionar de maneira mais eficiente. Isso também pode prevenir você de comprar um ar-condicionado mais caro, não adequado ao seu espaço.

Ainda prefira, tenha preferência por um modelo de ar-condicionado com a tecnologia inverter. Esse tipo de modelo consome até 40% a menos de energia.

3. Cuidado com a temperatura do ar-condicionado

Dá para economizar até 50% de energia apenas regulando a temperatura do ar-condicionado. Não deixe o aparelho na refrigeração máxima, já que isso forçará o equipamento a trabalhar mais e consumirá mais energia.

O recomendado é deixar a temperatura entre 20ºC e 23ºC. Dessa forma, a troca de calor será mais sutil, deixando a temperatura de fora do ambiente e de dentro do ambiente mais regulada, de forma que o ar-condicionado não precise trabalhar muito.

4. Mantenha o espaço fechado

O ar-condicionado foi desenvolvido para funcionar em espaços fechados. Não adianta escolher o ar-condicionado ideal para seu ambiente e ajustar a temperatura se você deixar saídas de ar abertas, como portas e janelas.

O ideal é que não existam nem brechas para deixar o ar refrigerado sair. Por isso, realize a vedação de possíveis brechas, como embaixo das portas e entre as janelas também.

5. Mantenha a manutenção do aparelho em dia

Manter a manutenção do ar-condicionado em dia é muito importante para economizar energia. Um erro que muitas pessoas cometem é ignorar a necessidade de limpeza do equipamento, sendo que um ar-condicionado sujo pode aumentar em até 10% a conta de luz, além de causar problemas de saúde nas pessoas.

Ainda mais, muita sujeira pode até danificar o aparelho, como queimar o compressor. Dessa forma, realize a manutenção de acordo com o manual de instruções do fabricante. Vale a pena também contratar um profissional para não danificar o aparelho.

6. Não deixe o sol bater no ar-condicionado

Antes de instalar seu ar-condicionado, escolha um local em que não tenha incidência de raios solares. Isso porque o sol irá aquecer o aparelho, fazendo com que o ar-condicionado tenha que trabalhar mais para refrigerar, causando maior consumo de energia.