Mídias sociais para empresas: 5 plataformas importantes
Estes são os 5 canais de mídia social importantes para as empresas. Quais são os canais de mídia social mais importantes para as empresas neste ano? Onde as empresas e startups devem se posicionar de forma particularmente forte? E quais são as características específicas dos diferentes canais de mídia social? A característica central de todas as plataformas é acima de tudo a interação.
A criação do seu próprio conteúdo costuma ser rápida e fácil e pode ser compartilhada com todos os contatos. Dependendo do conteúdo e do design das postagens, no entanto, diferentes canais de mídia social são adequados. Por exemplo, uma marca de sapato social feminino não necessariamente precisa usar o twitter, mas sim plataformas mais visuais como Instagram.
É, então, necessário adaptar as comunicações a cada plataforma individualmente. Os canais a seguir diferem em termos de processamento de comunicação e, portanto, oferecem várias possibilidades.
A mãe de todas as redes sociais ainda é a rede mais usada em todo o mundo e tem bilhões de usuários por mês. A plataforma oferece, assim, boas chances de grande alcance e agora é um dos canais padrão de todas as empresas.
Se você não pegar o trem aqui, está perdendo um importante portal para alcançar seus clientes. Além disso, o Facebook oferece a vantagem de poder configurar a comunicação de diferentes maneiras, dependendo da sua preferência.
Textos, imagens e vídeos permitem uma variedade nas postagens. Os usuários podem responder na função de comentário ou por meio de mensagens se não for público.
Sejam clientes, parceiros ou o público, quase todos os grupos-alvo são alcançados aqui. É importante garantir que as postagens sejam projetadas de forma que ofereçam valor agregado para o usuário. O Facebook pode pontuar com sua facilidade de uso e opções de troca como uma plataforma de comunicação adequada para cada empresa.
O canal de mídia social Instagram é uma subsidiária do Facebook e conseguiu conquistar um grande número de usuários no ano passado. A plataforma está crescendo e em um ritmo cada vez mais rápido.
Por ser a segunda maior rede, também está se tornando cada vez mais interessante para as empresas. A comunicação ocorre por meio de imagens, pequenas descrições textuais e vídeos com tempo limitado.
Além dessas opções, os stories podem ser usados para se comunicar. Com esta função especial, o comunicador pode gravar um vídeo que será apagado após 24 horas.
O serviço de microblog Twitter também é um dos canais de mídia social mais populares em todo o mundo e é a plataforma com o terceiro maior número de usuários. Cada usuário deste canal agora pode enviar tweets com no máximo 280 caracteres.
A ideia por trás do Twitter: comunicação em tempo real. Rápido, direto e ao vivo. Portanto, também deve ser “twittado” várias vezes ao dia, para que cada tweet ofereça valor agregado para o leitor.
As hashtags, que possibilitam o networking na rede e aumentam o alcance, são particularmente importantes. Por isso, a comunicação individual voltada especificamente para esse canal é de grande importância.
TikTok
O iniciador recente é o TikTok , especialmente entre a geração mais jovem. Atualmente, não há melhor maneira de conseguir isso do que com o TikTok. Em suma, esta plataforma funciona como o Instagram, apenas com clipes de música em vez de fotos.
Vídeos feitos por você mesmo com filtros, efeitos especiais e a função de cantar músicas com sincronia labial são carregados lá ou vídeos de outros usuários são consumidos.
Com publicidade bem colocada, o TikTok pode ser incluído como um canal de mídia social em qualquer estratégia de marketing. Mas a produção de seus próprios vídeos também deve ser pensada e realizada com influenciadores, por exemplo.
As hashtags usadas levam a comunidade a gravar vídeos com conteúdo semelhante. Isso não apenas cria uma interação direta entre a empresa e o cliente, mas também a oportunidade de gerar um alto alcance com uma boa campanha e conectar os usuários com a marca da empresa.
Snapchat
A plataforma Snapchat combina muitas das funções mencionadas anteriormente dos canais de mídia social. É um aplicativo de mensagens de imagem. O Snapchat permite que as imagens sejam enviadas como mensagens que serão excluídas após alguns segundos.
Fotos editadas com filtros, textos curtos ou pequenas animações podem ser enviadas diretamente para amigos ou compartilhadas com toda a comunidade. Aqui, também, os usuários têm a oportunidade de criar histórias e, assim, contar histórias. Além das fotos, há também uma função de bate-papo que possibilita a troca de textos.
O grupo-alvo aqui também é jovem e, portanto, deve ser abordado de forma diferente. O conteúdo desta plataforma deve ser o mais privado, bem-humorado e criativo possível para que a comunicação se encaixe no canal.
Para ser encontrada aqui como uma empresa, as referências a ela já podem ser comunicadas nas outras plataformas, para que os usuários possam ser abordados em todas as plataformas.
Conclusão: Canais de mídia social 2022 para empresas
É importante que as empresas não tentem se comunicar em todos os canais. Em vez disso, deve-se limitar-se a algumas plataformas para que a comunicação em cada canal seja adaptada individualmente.
Portanto, é importante notar que é mais importante que seus próprios clientes recebam boas contribuições com valor agregado do que serem infestados de conteúdo medíocre em várias plataformas.
Portanto, a regra mais importante para a comunicação nas mídias sociais é que os usuários sejam abordados com postagens regulares e de alta qualidade, adequadas ao público-alvo da empresa.