Como cobrar um cliente recorrente usando notas fiscais e faturas com juros
Uma das decisões mais difíceis que as empresas precisam tomar é como abordar as faturas vencidas. Freelancers e proprietários de pequenas empresas são particularmente vulneráveis aos efeitos negativos dos pagamentos em atraso. Por quê? Porque quando você administra uma empresa, várias faturas atrasadas podem afetar negativamente seu fluxo de caixa e a capacidade de executar suas operações.
Quando você tem um sistema para nota fiscal eficaz na sua empresa, você sabe exatamente quais clientes entraram ao longo dos dias. É muito importante o controle tanto de entrada como de saída dos clientes mensais. Sistemas de notas contribuem para emissão nelas inclusas: data de fechamento do cliente, valor do serviço e outros dados importantes para próximas cobranças e emissões de outras notas para o mesmo cnpj ou cpf.
Pagamento atrasado?
Uma taxa de atraso de pagamento é uma taxa extra multada contra um cliente por não pagar uma fatura na data de vencimento acordada. Para cobrar uma taxa de pagamento atrasado, você deve incluir as expectativas de pagamento em seu contrato original ou acordo de vendas. Além disso, ao cobrar de um cliente uma multa por atraso, a fatura fornecida deve indicar a data de vencimento e a porcentagem ou valor da multa por atraso. Os proprietários de empresas têm a opção de cobrar uma taxa fixa ou um encargo financeiro mensal, geralmente uma porcentagem do valor vencido. As empresas normalmente cobram uma taxa de atraso de 1% a 1,5%. É legal cobrar taxas de atraso de pagamento; no entanto, como mencionado, você só pode fazê-lo se o contrato original permitir. Também existem regulamentos e leis específicas do estado sobre o valor que um proprietário de empresa pode cobrar por uma taxa de pagamento atrasado.
Acompanhe as faturas não pagas
É uma boa ideia adquirir o hábito de controlar as faturas não pagas . Afinal, você terá dificuldade em coletar pagamentos vencidos se não souber que eles estão vencidos em primeiro lugar. Para evitar perder o dinheiro que lhe é devido, rastreie suas faturas e acompanhe as atrasadas.
Enviar lembretes de pagamento
Os lembretes de pagamento podem ser uma estratégia eficaz para resolver pagamentos em atraso. Os lembretes de pagamento são uma maneira menos agressiva de solicitar o dinheiro que você deve em vez de ir direto a uma agência de cobrança.
Decidir entre enviar um e-mail ou um lembrete por correio? Bem, os lembretes por e-mail são rápidos e fáceis de enviar em comparação com os lembretes enviados por correio, que exigem postagem e tempo de entrega.
Certifique-se de que seu lembrete de fatura inclua informações de contato precisas para o departamento de cobrança da sua empresa. É importante tornar o mais fácil possível para o seu cliente entrar em contato com você. No caso de problemas com uma fatura, como cumprir um prazo de pagamento ou relatar um erro de cobrança, as informações de contato fáceis de encontrar agilizam o processo de resolução.