21 de setembro de 2022

Como fazer a contabilidade de uma pequena empresa?

Por Thesis

Não sabe como a contabilidade da sua empresa deve ser feita? Então, confira as dicas neste artigo!

De início, empresas pequenas não conseguem terceirizar os principais trabalhos diários, como a contabilidade, portanto, seus gestores precisam ser autodidatas para aprender e, assim, otimizar a gestão do negócio. Quando falamos do setor financeiro é preciso ir além e entender a área para adquirir a melhor máquina de cartão para quem está começando e, claro, saber gerir as suas finanças da melhor forma.

Uma contabilidade bem-feita, permitirá que você saiba exatamente para onde os recursos da empresa estão sendo direcionados e evitará prejuízos como atrasos de pagamentos, principalmente relacionados aos impostos.

Neste artigo vamos ajudar você a entender como a contabilidade de uma pequena empresa deve ser feita. Continue a leitura e informe-se!

Faça um registro rigoroso das receitas e despesas

Para ter uma contabilidade eficiente, o controle das receitas e despesas é uma ação indispensável, pois é nesse momento que você terá ciência do quanto recebe e o quanto gasta todos os meses. Além de fazer o registro correto, também é necessário ter em mãos todos os comprovantes de venda e notas fiscais das compras realizadas — inclusive, extratos bancários.

Aqui, é preciso criar um processo eficaz para otimizar a rotina, a fim de realizar a coleta, registro e armazenamento dos dados de maneira adequada. Dessa forma, é possível identificar gargalos no orçamento que podem prejudicar a saúde financeira da empresa.

Invista em tecnologia

A contabilidade é um setor bem burocrático. Além de fazer tudo da maneira certa, é preciso seguir as leis para não ter problemas com o fisco — cumprir prazos é indispensável nesse setor. Nesse momento, o que pode ajudar a sua empresa é o uso da tecnologia.

Por meio de softwares especializados na área contábil, você tem a oportunidade de tornar a rotina do setor mais ágil, precisa e, ao mesmo tempo, reduzir ao máximo as chances de erros.

Além disso, os softwares oferecem relatórios financeiros, de vendas, fiscais, de estoque e de produção, por exemplo, para facilitar o seu dia a dia e a tomada de decisão do empreendedor e até mesmo dos colaboradores.

Mantenha-se atualizado

O setor de contabilidade sofre atualizações constantes, são prazos que alteram, leis que se modificam. Portanto, é importante manter-se atualizado sobre esse segmento para não ter problemas futuros.

Sendo assim, além de acompanhar revistas e jornais, use a internet para consumir conteúdos relacionados ao tema, assistindo a palestras, vídeos e até mesmo fazendo cursos.

Conte com ajuda profissional

Conforme mencionado, o setor de contabilidade é muito burocrático, uma vez que as empresas precisam seguir rigorosamente a lei para não ter problemas com o fisco. Nesse sentido, o melhor caminho é contar com ajuda profissional especializada para auxiliar a sua empresa e evitar que erros aconteçam.

O contador ajudará você a lidar melhor com questões fiscais, financeiras, legais e tributárias do seu negócio. Além do mais, ele também poderá revisar os documentos para garantir que todos estão de acordo com as necessidades contábeis e legais.

Esse profissional ajudará a otimizar o seu tempo, uma vez que não será necessário gastar horas do seu dia para resolver problemas contábeis e, ainda, não será necessário ficar dias longe da empresa para realizar cursos da área.

Embora você contrate um profissional contábil para cuidar da contabilidade da sua empresa, é importante que você entenda como todo o processo funciona. Isso ajuda a acertar na escolha do contador e ter mais tranquilidade, na certeza de que ele está fazendo um bom trabalho.

Lembre-se de que conhecimento nunca é demais. Todo esforço valerá a pena, por mais difícil que seja, você estará pronto para solucionar eventuais problemas que surgirem ao longo do caminho.