Vale a pena comprar um imóvel na planta?
O sonho de conquistar um imóvel próprio vem crescendo a cada semestre, muitas pessoas buscam as melhores opções de comprar uma casa ou apartamento na planta, para conseguir pagar parcelas mais acessíveis.
Comprar um imóvel na planta significa que ainda não foi construído ou ainda está em construção. Você toma sua decisão de comprar com base nos planos e projetos de construção, e não no produto acabado. Sendo assim, você terá que aguardar o termino da obra para a entrega das chaves.
Existem algumas diferenças importantes ao comprar uma propriedade na planta em comparação com a compra de uma propriedade já existente, e cada diferença tem seu próprio conjunto de benefícios e riscos a serem considerados.
Como o imóvel não foi concluído, você pode ter mais flexibilidade do que se estivesse comprando um imóvel existente. Claro, também há riscos envolvidos.
Prós
- Desconto no preço de compra
- Entrada no design
- Garantia do construtor
As condições de mercado podem mudar entre a assinatura do contrato e a liquidação
Mudanças nos valores dos imóveis, taxas de juros e sua renda podem afetar suas opções de financiamento.
Prós / Crescimento de capital
Economizando um depósito ao comprar o plano
A grande questão é: como você consegue dinheiro suficiente para o depósito (mais custos e taxas iniciais)? Para uma propriedade na planta no valor de R$ 750.000 e um depósito de 10%, isso significa que seu depósito é de R$75.000.
Na maioria dos casos, os credores não permitem que você peça emprestado o valor do depósito como parte de um empréstimo à habitação. Você consegue consultar a tabela INCC online para ter uma base das atualizações das parcelas quando se trata de financiamento de imóveis. Dessa forma você tem o controle de quanto vai gastar ao mês caso a tabela atualize.
Aqui estão algumas das maneiras pelas quais os primeiros compradores de imóveis podem obter o dinheiro:
- Economize mais dinheiro. Leia nossas dicas sobre como economizar para um depósito.
- Emprestado da família. Você pode pedir um empréstimo a um membro da família. Se você receber um presente em dinheiro ou pedir emprestado à sua família, talvez ainda precise provar suas próprias economias quando solicitar seu empréstimo à habitação.
A situação de cada pessoa é única, então seja realista sobre o que você pode pagar. E tome cuidado ao pedir emprestado a familiares e amigos, pois você não quer acabar em uma disputa com eles se as coisas derem errado.
Algumas dicas finais a considerar
- Passe algum tempo pesquisando o desenvolvedor, construtor e arquiteto para garantir que eles tenham um bom histórico.
- Sempre verifique com o desenvolvedor para ver se eles oferecem algum dos benefícios discutidos acima.
- Descubra qual seria o processo para corrigir quaisquer defeitos que foram identificados quando a construção foi concluída.
- Descubra como você está coberto se o desenvolvedor falir antes de concluir o projeto.
- Certifique-se de ler os termos e condições com muito cuidado antes de assinar um contrato. É uma boa ideia procurar aconselhamento de um advogado ou agente antes de assinar para que você possa entender os custos e riscos.